Padre que já ergueu igreja e salvou creche tenta levar assistência odontológica à população de Tamandaré

Padre que já ergueu igreja e salvou creche tenta levar assistência odontológica à população de Tamandaré 


Para Padre Arlindo, solidariedade é maior força que alguém pode ter

 Ex-camelô, Arlindo mudou a realidade da comunidade com projetos sociais baseados na parceria com a população. Foto: Rafael Martins/ Esp. DP/ D. A Press

A máxima de que para realizar um sonho basta a coragem do primeiro passo é o alicerce da história de vida do padre Arlindo Laurindo de Matos Júnior. Pela força da vontade, ele já ergueu uma igreja em Tamandaré, no Litoral Sul, e reverteu uma situação de crise que retiraria o apoio de uma creche a 200 crianças carentes da região. A nova empreitada do religioso é um projeto de atendimento odotológico gratuito à população, com consultas aos domingos. 

Com 20 mil habitantes, a cidade situada a 100 km do Recife tem um dentista a cada grupo de 3,4 mil pessoas. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de um para cada 1,5 mil pacientes. Conhecido pela atuação junto às necessidades da comunidade, o padre Arlindo resolveu abrir as portas da secretaria da paróquia para melhorar um pouco essa situação.

                 Padre construiu igreja em Tamandaré, no Litoral Sul do estado. Foto: Rafael Martins/ Esp. DP/ D. A Press


“A solidariedade é a maior força que as pessoas podem ter. Se o primeiro passo é dado, o milagre acontece”, diz o padre Arlindo. A primeira providência veio como resposta ao jeito simples do pároco. Depois de assistir às missas e se tornar amigo do padre, o dentista e veranista Artur Queiroz se voluntariou para participar do projeto. Há um ano, eles abriram um consultório popular, que atende de dez a 20 pessoas toda semana.

“Conseguimos material, cadeira e até um raio x. São duas horas do dia em que faço serviços como exodontia (extrações), restauração e orientação de higienização bucal”, conta Artur Queiroz. Os atendimentos acontecem em um consultório implantado dentro de uma das salas da casa paroquial. 

Rede
A vontade de padre Arlindo é aumentar a rede de voluntariado para oferecer apoio médico, fisioterapêutico e outros serviços de saúde à população em situação de vulnerabilidade social. Outra sala já foi reservada para as atividades e aguarda a doação de material. “O hospital do município não dá vazão à quantidade de gente. Na fila há mais de 100 pessoas a espera de fisioterapia, a maioria idosos que tiveram AVC e crianças portadoras de paralisa”, relatou a fisioterapeuta Vagna Souza.

Parceria com a população
Ex-camelô, o padre Arlindo Laurindo transpira vontade de mudar a realidade social de Tamandaré. Quando chegou ao município, o religioso nascido em Olinda encontrou uma igreja matriz com capacidade para 60 pessoas. Decidiu que iria, a todo custo, expandir o templo. Com três negativas da Igreja Católica, na Europa, para custear o sonho, resolveu sair pelas ruas convocando a população. Em dois anos e meio, terminou a obra de uma nova igreja, com 1,5 mil m2 de área construída, e mil lugares.

%u201CA solidariedade é a maior força que as pessoas podem ter. Se o primeiro passo é dado, o milagre acontece%u201D Foto: Rafael Martins/ Esp. DP/ D. A Press

“Eu só tinha três coisas: força de vontade, 21 centavos e uma picareta”, lembra o pároco, sobre o início da obra. 

Outro dia, colocou na cabeça que faria, no mesmo espaço do Tamandaré Fest, um show com o padre Fábio de Melo. Contratou o astro católico e, novamente, pediu a colaboração do povo para participar e bancar o padre cantor. Os feitos, sempre lembrados pela população local, também foram determinantes para manter o trabalho do Centro de Solidariedade Padre Enzo Rizzo. 

“Com a crise na Itália, o orçamento foi reduzido e teríamos que diminuir o atendimento. Ele correu atrás de padrinhos e multiplicou a ajuda recebida”, contou o coordenador do setor social do centro, Giorgio Curreri.


Fonte: Diário de Pernambuco 
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário