Padre perdoa adolescente suspeito de arrombar igreja erguida com esforço da população




O arrombamento à Igreja de São Pedro, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco, na madrugada de ontem, foi seguido por um gesto de perdão. Os moradores participavam de uma passeata convocada pelo padre Arlindo Júnior, pároco da igreja, por mais segurança. De mãos dadas na Praça da Bíblia, no centro da cidade e rezando o Pai Nosso, eles foram surpreendidos pela notícia da apreensão de um menor, suspeito de ter feito parte no furto. A primeira reação foi de hostilidade ao menino. Mas o padre não permitiu agressões. Entrou na viatura para conversar com ele e ouviu dele o pedido de perdão.

O padre se apressou em querer saber onde estavam os âmbulos, que continham as hóstias consagradas em seu interior. O garoto respondeu que havia jogado as hóstias fora. “Sofri duas vezes. Pela igreja ser arrombada e por uma criança ter arrombado a igreja. Isso é fruto de uma sociedade destruída e sem oportunidade. O perdão está intrínseco”. 

A chegada do pároco até a viatura foi cercada de tumulto e palavras de agressão. Antes de entrar no carro, o padre tentou proteger o garoto. À noite, na missa de desagravo ao ocorrido, pediu que o menino e os outros suspeitos fossem perdoados e proibiu atos de violência.

O templo, recém construído, teve a porta lateral forçada e foi revirado, o que deixou a população revoltada. Foram levados um cálice, duas âmbulas e uma teca (peças utilizadas para guardar as hóstias consagradas), além das próprias hóstias, do microfone e de fios. A urna  dos donativos também foi violada, mas o dinheiro já havia sido retirado. 

Além da apreensão do adolescente de 14 anos, outras sete pessoas foram detidas na noite de ontem, a maioria de Tamandaré e cidades vizinhas. De acordo com padre Arlindo, o material furtado ainda não foi recuperado.

O Diario apurou que o delegado e o comissário de Tamandaré estão respondendo por outras delegacias das proximidades, por isso não estavam ontem na unidade. Além disso, outros dois policiais civis lotados na delegacia estão de licença médica. Segundo a assessoria da Polícia Civil, devido a mudanças na equipe da Delegacia de Tamandaré, não há plantão e as ocorrências devem ser registradas em Palmares.

A previsão é de que a Delegacia de Tamandaré volte a funcionar a partir de hoje. A PM informou que o comando do 10º Batalhão intensificou o policiamento ostensivo em Tamandaré desde ontem com o emprego do Grupo de Apoio Tático Itinerante, de policiamento com motos e da Operação Arco de Segurança. Os moradores podem denunciar crimes na região pelo (81) 3662-0138, do 10º BPM.


Casa paroquial faz atendimento 

Em junho deste ano, o Diario mostrou o trabalho realizado pelo padre Arlindo Júnior junto à população de Tamandaré. Com a ajuda de moradores e veranistas, o religioso conseguiu erguer a igreja na cidade e afastar a crise que ameaçava o funcionamento de uma creche que atende 200 crianças carentes da localidade. Além disso, conseguiu também ampliar a oferta de serviços de saúde disponibilizados na igreja para os moradores da cidade.

“A solidariedade é a maior força que as pessoas podem ter. Se o primeiro passo é dado, o milagre acontece”, disse o padre na entrevista do mês de junho. O primeiro serviço oferecido foi o odontológico, com o atendimento de 10 a 20 pessoas por semana, com a ajuda do dentista e veranista Artur Queiroz, que se voluntariou para participar do projeto.
No mês passado, foi implantada na igreja a Rede Sementes do Bem, de voluntários. O serviço solidário que contava apenas com o consultório odontológico e o dentista recebeu três fisioterapeutas, três clínicos, quatro dentistas, dois psicólogos e dois advogados. Além do consultório, mais duas salas foram reformadas e receberam equipamentos doados para os atendimentos.


“O voluntariado é uma verdadeira mágica. As pessoas  se colocam à disposição”.

Fonte:Diário de Pernambuco
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário