IFPE Campus Barreiros e UFRPE realizam I Roda de Diálogo com mulheres rurais da Mata Sul

Ação foi promovida pelo NEADS com o objetivo de construir um mapeamento do perfil das mulheres rurais do território da Zona da Mata Sul de Pernambuco

                                           I Roda de Diálogo com mulheres rurais


Com o objetivo de ouvir e construir um mapeamento do perfil das mulheres rurais da região, o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Desenvolvimento Social (NEADS) do IFPE-Campus Barreiros, em parceria com o Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (NEDET) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), promoveram, nesta terça-feira (03), a I Roda de Diálogo do NEADS e NEDET com mulheres rurais do território da Mata Sul de Pernambuco.
O encontro aconteceu no auditório central do IFPE-Campus Barreiros e contou com a participação de 30 mulheres representantes de associações, sindicatos e organizações rurais de diferentes municípios, como Água Preta, Amaragi, Barreiros, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cortés, Gameleira, Joaquim Nabuco, Palmares, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande e Xexéu.
Durante a abertura do evento, o novo diretor geral do Campus Barreiros, Adalberto Arruda, deu as boas-vindas ao público. “Estamos aqui para atender vocês. A instituição está de braços abertos para toda comunidade. Fico muito feliz em recebê-las e desejo um dia de trabalho muito proveitoso”, declarou.
Mediada pelas representantes do NEDET/UFRPE, Isabel Oliveira e Edivânia de Paula, a atividade, durante o período da manhã, consistiu numa roda, na qual cada mulher pôde falar um pouco sobre sua história e relação com a agricultura ou artesanato. A partir de cinco perguntas, disseram quem eram, de onde vinham, o que produziam, onde comercializavam e quais eram suas expectativas em relação à roda de diálogo. A busca por mais conhecimento, empoderamento e alimentação livre de agrotóxicos foi destaque nas falas das mulheres.
À tarde, o evento seguiu com uma rodada de reflexões e proposições de atividades em parceria. “A gente espera que essa semente que está plantada hoje dê bons frutos. É a partir das informações trazidas por vocês, que vamos traçar nossos rumos enquanto núcleo de agroecologia”, afirmou o coordenador do NEADS, Rômulo Souza. 

Com Informações da Assessoria

COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário