Em Palmares, Concluída a concretagem da Barragem de Serro Azul


A população da Mata Sul está prestes a receber a Barragem de Serro Azul.  Foram finalizadas em julho toda a parte de concreto, guarda-corpos da ponte de acesso, passarela metálica da tomada d´água, muro de contenção e armação da barragem, restando agora apenas a terraplanagem da parte de terra auxiliar, com altura de 50 metros e extensão de 211m. Ao todo, Serro Azul está 93% concluída, sendo necessários cerca de dois meses sem chuvas para que o trabalho restante seja executado. A expectativa é que até novembro a barragem seja inaugurada.
Serro Azul, considerada umas das mais importantes obras hídricas do governo, além de armazenar água para reforçar o abastecimento no Agreste, funcionará como contenção em caso de possíveis cheias do Rio Una, reduzindo a quantidade de água que se encontra com as do Rio Pirangi, na entrada de Palmares. A obra proporcionará maior segurança aos moradores da Região. Outras ações se somam à barragem, como o alargamento da calha do Rio Una no trecho que corta Palmares e a construção de diques de contenção em Barreiros, já executadas.
“A Barragem de Serro Azul e demais obras complementares na bacia do Rio Una foram adaptadas para que tivessem suas estruturas adequadas, também, para outras atividades relacionadas ao desenvolvimento econômico e, principalmente, ao abastecimento humano”, explica o secretário executivo de Recursos Hídricos, Almir Cirilo. Ele explica, ainda, que com o ciclo de seca que se iniciou no semiárido a partir de 2011, as obras complementares permitirão melhorar a situação hídrica da região enquanto não chega a água do Rio São Francisco para as cidades do Agreste. Isso será possível com a execução das Adutoras de Serro Azul e do Pirangi, que já em 2017 levarão água da Mata Sul para as cidades de Caruaru e seu entorno.
A OBRA – A barragem de Serro Azul terá capacidade de acumulação total de 303 milhões de metros cúbicos de água, objetivando a contenção de cheias e usos diversos, como o reforço ao abastecimento do Agreste. O maciço da barragem possui 1.013m de extensão e altura máxima de 65m.


Com Informações da Assessoria. 
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário