Altair Junior lidera com 53% disputa por Prefeitura de Palmares, diz pesquisa


Se as eleições fossem hoje, o candidato do PMDB a prefeito de Palmares, na Mata Sul do Estado, a 122 km do Recife, Altair Júnior, já poderia encomendar a beca da posse. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, o peemedebista teria 53,4% dos votos e derrotaria o prefeito João Bezerra (PSB), que disputa a reeleição, com 33 pontos de vantagem. Historicamente, nunca se viu em Palmares tamanha avalanche de votos. A candidata do Partido Rede, Marluce Mercês, aparece com apenas 4,7% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 11,1%, mesmo percentual de indecisos.
Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é obrigado a lembrar do nome do seu candidato sem o auxílio do disco contendo o nome de todos os candidatos, Altair também aparece numa posição bastante confortável. Tem 44,3% das intenções de voto ante 16,9% do prefeito, enquanto Marluce foi lembrada por apenas 0,9%. Brancos e nulos representam 9,1% e indecisos sobem para 28,5%.

No quesito rejeição, João Bezerra está no topo. Entre os entrevistados, 49,4% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, Marluce vem em seguida com 11,1% e Altair é o que detém a menor taxa: 10,3%. Ainda entre os que foram ouvidos pelo levantamento, 10,6% disseram que rejeitam todos e 18,6% dos entrevistados afirmaram que não rejeitam nenhum dos nomes apresentados no disco.

Foram aplicados 350 questionários entre os dias 16 e 17 de setembro nas localidades de Barra do Dia, Capricho, Centro, COHAB I, COHAB II, Coiceiro, Esperança, Humaitá, Lajedo, Monte Pio, Nilton Carneiro, Nova Palmares, Novo Horizonte, Pirangi, Quilombo I, II e III, Riachão, Santa Luzia, Santa Rosa, Santo Antônio, Santo Onofre, São Francisco, São José, São Sebastião e Serro Azul.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-05813/2016.

Estratificando a pesquisa, Altair aparece melhor situação entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (61,8%), entre os eleitores com grau de instrução da 6ª a 9ª séries (66,1%) e entre os eleitores com renda familiar de apenas um salário mínimo (54,3%). Por sexo, 56,5% dos seus eleitores são homens e 50,8% dos seus eleitores são mulheres.
João Bezerra, por sua vez, aparece com maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (26,7%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos (21,4%) e entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos (23,6%). Por sexo, 22,4% dos seus eleitores são homens e 17,5% dos seus eleitores são mulheres.
Gestão reprovada


O alto índice de intenção no candidato da oposição, Altair Júnior, é consequência também da estratosférica rejeição da população ao Governo do prefeito João Bezerra. Entre os entrevistados, 74% disseram que desaprovação a sua gestão, enquanto apenas 18% aprovam. Ainda entre os que foram ouvidos, 8% se recusaram a responder ou disseram que não sabiam avaliar. Quanto ao Governo Paulo Câmara, 42,3% dos entrevistados reprovam e 32,6% aprovam. Já o Governo Michel Temer é desaprovado por 64,3% e aprovado por apenas 12,1% dos moradores de Palmares.

Fonte: Blog do Magno
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário