Desmatamento ameaça macacos guaribas no município de Água Preta



A Grota do Inferno, no Engenho Sacramento, é o único local onde os macacos guaribas são encontrados em Pernambuco

     O guariba-de-mãos-ruivas está na lista brasileira dos animais ameaçados, na categoria vulnerável


A derrubada de árvores de mata atlântica no Engenho Sacramento, em Água Preta, no interior de Pernambuco, está colocando em risco a população de guariba que habita a região. De acordo com a bióloga da Universidade Federal Rural (UFRPE), Maria Adélia Oliveira, o cenário é preocupante porque trata-se do único local onde é encontrada essa espécie de macaco em todo o Estado.

Cerca de 20 animais, no máximo, vivem na Grota do Inferno, uma das matas do Engenho Sacramento, que vem sendo destruída com mais intensidade nos últimos dois meses. O guariba, imortalizado na música Sebastiana, composição de Rosil Cavalcanti (1915-1968), famosa na voz do paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982), aparece na lista de bichos ameaçados de extinção, na categoria vulnerável, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).



“Por causa do desmatamento, já foram vistos macacos guaribas (Alouatta belzebul) tentando fugir pela plantação de cana carregando filhotes nas costas”, relata Maria Adélia. Ela esteve no engenho semana passada e se deparou com barulho de motosserra, tonel com gasolina e prancha de madeira para caixão de defunto na Grota do Inferno. “A madeira foi processada na mata mesmo”, observa a bióloga e primatologista.

Macacos de pelos pretos e extremidades avermelhadas (mãos, pés e cauda), os guaribas habitam a mata atlântica do Nordeste brasileiro e o oeste da Amazônia. “Enquanto no Nordeste a população está em declínio acentuado, na Amazônia ela é mais equilibrada”, comenta a professora. Há registro da presença do Alouatta belzebul em matas da Paraíba, em duas localidades de Alagoas e numa mata entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, diz ela.




    Pesquisadores encontraram pranchas para caixão de defunto feitas com árvores da Grota do Inferno


NE10
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário