Moradores de Água Preta impedidos de consumir água do Rio Una


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Água Preta, Armando Souto, e ao presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a suspensão imediata da captação de água do Rio Una, até que seja atestada, pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), como capaz de realizar o tratamento químico da água e distribuição para a população sem riscos à saúde dos consumidores.
De acordo com a promotora de Justiça Manuela Gonçalves, a estação de tratamento do município foi criada em 1965 para atender a demanda de 5 mil habitantes e, desde aquele ano, não houve nenhum acréscimo de produtos químicos ou ampliação na estrutura. Atualmente, Água Preta tem uma população de mais de 35 mil pessoas.
Para a representante do MPPE, existem fortes indícios de risco à saúde e consequências irreparáveis para as pessoas que venham a consumir a água do Rio Una. Isto porque, de acordo com relatos dos próprios servidores do quadro efetivo da Prefeitura, recaem sobre o rio resíduos hospitalares, dejetos humanos e caldas de moagem de cana. Além disso, não existe nenhum parecer emitido por parte de órgãos de controle, atestando como positiva a capacidade da estação de tratamento do Saae, no tocante a produtos químicos e à sua estrutura.
As autoridades municipais têm 10 dias para expedir ofício à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), para que seja apresentado laudo técnico que ateste a qualidade da água como sendo apta ou não para o consumo humano, usando somente Policloreto de Alumínio e Cloro Liquefeito. A recomendação foi publicada no Diário Oficial da quinta-feira (10/11).
Programa água de primeira - Criado em 2012 pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor), o programa tem como foco prioritário a potabilidade da água ofertada pelo sistema público de abastecimento.

com informações da Assessoria
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário