Superlua ainda poderá ser vista esta semana em Pernambuco

O satélite natural deve continuar maior e mais brilhoso do que o normal pelos próximos 5 dias


                                Foto: Deyvson França - Barreiros Está é a Cidade


O céu nublado e a chuva que caiu na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata,  durante o fim da tarde e a noite da última  segunda-feira (14) atrapalhou os planos de muita gente que saiu de casa para ver a Superlua. Entretanto, segundo o astrônomo pernambucano Audemário Prazeres, a lua poderá ser vista mais próxima da terra até o sábado (19).
A superlua ocorre quando a lua cheia ou nova atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita mensal. A trajetória da Lua é elíptica e, como ela não faz um círculo perfeito ao redor da Terra, existem datas em que o satélite está mais próximo ou distante do planeta. Ontem, foi o dia em que o satélite esteve com a maior magnitude 12,45, segundo o astrônomo, em quase 70 anos.
“Não se trata de um fenômeno, é só um posicionamento junto ao movimento dos astros. O movimento é rápido, mas aqui na terra vemos isso bem devagar. Ainda será possível ver a Superlua por pelo menos mais três dias, a olho nú, mesmo quem não tenha uma linha do horizonte bem posicionada voltada para o leste. Para quem estiver bem posicionado, a Superlua poderá ser vista por até 5 dias”, esclarece Audemário Prazeres.
Jornal do Commercio
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário