Onda de assaltos preocupa moradores de Barreiros


Barreiros  vive uma onda de assaltos jamais vista em toda a sua história. Nada escapa da mira dos assaltantes que não escolhem tempo e hora para cometer seus crimes. Em alguns casos, além de levarem os pertences de suas vítimas, humilham as mesmas e as maltratam usando objetos dos mais diferentes e até armas. Caso houvesse uma estatística sobre quantos assaltos são cometidos por dia em Barreiros, os números seriam com certeza, muito grandes, porém muita gente prefere nem mesmo registrar ocorrência do que perdeu para os assaltantes com medo de represália, ou mesmo porque os objetos roubados não sejam assim de um valor que compense correr atrás de reaver o prejuízo. Mas nem por isso o fato deixa de ser um crime que, dependendo da reação da vítima, pode terminar em uma tragédia.

ASSALTOS ACONTECEM EM QUALQUER LUGAR

 A onda de assaltos que assusta a cidade é do conhecimento de toda a população que vive momentos de intranquilidade como nunca tinha vivido. Os assaltos acontecem nas ruas, nas proximidades das casas bancárias, nas praças e , casas lotéricas,  lojas , nas portas de residências . Os meliantes estão por todas as partes e  muitos deles são menores de idade que quando acabam sendo presos, logo ganham a liberdade.

O MEDO COMO COMPANHIA PERMANENTE

Hoje, ao entrarmos em um estabelecimento comercial, é visível o estado de medo que as pessoas demonstram estar vivendo. Os estabelecimentos em geral usam sistemas de segurança que nem sempre acabam evitando o assalto, apenas os registram. O que já é alguma coisa, vez que serve para identificar os bandidos quando estes não usam capacetes ou cobrem o rosto com outro objeto. Na verdade, em qualquer lugar que se ande, o medo de ser vítima de assalto é uma sombra constante em Barreiros. Apesar de tudo isso, muita gente ainda dá sopa para o azar; deixam portas das casas abertas, param a moto em qualquer lugar para atender um telefone celular, circulam por ruas desertas, sacam dinheiro em bancos sem esconder o que estão fazendo, falam ao celular andando pelas ruas, muitos deles verdadeiros aparelhos de altíssimo valor, e vai por aí.

COMO ESTANCAR A ONDA DE ASSALTOS?

Como explicar essa onda de assaltos que assola a cidade de Barreiros? Seria o policiamento insuficiente? A culpa seria então do Sistema de Segurança que não dá conta de manter uma ação permanente da Polícia Militar que iniba a ação dos bandidos, com blitz diárias em pontos estratégicos, mais viaturas nas ruas, patrulhamento em dupla no setor comercial e ronda pelos bairros da cidade?  E qual a participação da Sociedade Civil como um todo que assiste inerte a todo esse clima de insegurança? A resposta passa por todos esses setores, é o que ensina a literatura policial já vista em outras cidades que enfrentam tamanho problema; só a união de todos pode resultar numa solução que oportunize uma maior tranquilidade para a população. Enquanto isso não acontece – alguns anos atrás isso aconteceu em Barreiros – os assaltantes seguem “trabalhando” dia e noite fazendo várias vítimas a cada 24 horas, mesmo com todo o esforço das polícias.
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário