Cadastro do Chapéu de Palha da Cana começa segunda


O cadastro do programa Chapéu de Palha para os trabalhadores e trabalhadoras da palha da cana começa nesta segunda-feira (8/05). Essa modalidade do programa é voltada para os municípios da Zona da Mata de Pernambuco, sendo que o cadastramento na Mata Norte ocorre de 8 a 12 de maio e, na Mata Sul, de 22 a 26 deste mês. O interessado que quiser saber sobre os locais de cadastro ou tirar qualquer outra dúvida pode ligar grátis para o número 0800.282.5158.

Para ser beneficiário do Chapéu de Palha, o trabalhador ou trabalhadora da zona canavieira precisa ter mais de 18 anos e ter trabalhado na última safra por pelo menos trinta dias seguidos, além de morar em um dos municípios beneficiados da Zona da Mata do Estado (ver a lista completa abaixo). Também pode se inscrever quem foi dispensado de 1º de Janeiro a 20 de abril de 2017 (função exclusiva de trabalhador rural).

Os interessados precisam comparecer a um dos pontos de cadastro com a seguinte documentação: originais e cópia da carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, rescisão do contrato de trabalho, comprovante de residência ou declaração do sindicato de comprovação de residência e o cartão cidadão ou o cartão do programa Bolsa Família (número do NIS ou PIS).

O Chapéu de Palha é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e este é o 11º ano consecutivo do programa, desde que foi reeditado pelo Governo do Estado em 2007. Durante o período da entressafra da cana, os trabalhadores inscritos no Chapéu de Palha recebem um auxílio financeiro complementar ao programa federal Bolsa Família de até R$ 256,42.

Márcio Stefanni, secretário de Planejamento e Gestão, ressalta o esforço do Governo do Estado em manter o programa mesmo em um período de restrição fiscal. “O Chapéu de Palha é uma prioridade e o governo de Paulo Câmara vem tratando este programa como essencial para os trabalhadores pernambucanos, sejam da palha da cana, da pesca artesanal ou da fruticultura irrigada. Só nos dois primeiros anos do atual mandato o Chapéu de Palha beneficiou quase 100 mil pessoas”, afirma o secretário.

A edição 2017 do Chapéu de Palha encerrou o cadastramento para os beneficiários da modalidade da Pesca Artesanal no último dia 27 de abril e, em janeiro, realizou a inscrição de mais de 9 mil pessoas na fruticultura irrigada. Estes últimos já estão recebendo a bolsa. Com o cadastramento da cana, o Chapéu de Palha encerra a fase de inscrições desta edição do programa.

Foto: Douglas Fagner/Divulgação
COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário