Água Preta e Gameleira recebem atenção da Operação Prontidão


A assistência às vítimas das fortes chuvas que caíram no último final de semana, contribui para a volta aos poucos à normalidade. A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão em conjunto com o Gabinete de Crise, instalado no Palácio do Campo das Princesas, funcionam instalados com escritórios locais da Operação Prontidão nos 15 municípios mais atingidos. A Seplag está responsável pela coordenação dos escritórios de Água Preta e Gameleira, na Mata Sul.

Os escritórios locais da Operação Prontidão atuam em parceria com as prefeituras e repassam as demandas de cada município ao Gabinete de Crise. Os secretários executivos Adilson Gomes Filho (Apoio aos Municípios) e Maurício Cruz (Desenvolvimento do Modelo de Gestão) foram designados para acompanhar todo o processo de assistência em Gameleira e em Água Preta, respectivamente. Ambos deslocam-se diariamente para as cidades, cada um deles acompanhados de três servidores que compõem as equipes das executivas.

Na última quinta-feira (1/06), o governador Paulo Câmara esteve nas duas cidades para avaliar a situação e acompanhar as medidas que vêm sendo tomadas para minimizar os prejuízos causados à população e observou também a chegada das doações enviadas por milhares de pernambucanos engajados na causa.
Em Água Preta, Maurício Cruz fez um balanço da situação no município. “A cidade foi afetada nas áreas mais baixas. No auge dos problemas, mais de 2.200 pessoas se encontravam desalojadas ou desabrigadas. Este número já foi reduzido à metade”, afirmou Maurício.

Segundo ele, a Prefeitura de Água Preta atuou de forma muito rápida, realizando a limpeza da cidade, não permitindo o acúmulo de entulhos, além de montar um gabinete de crise antes da chegada da própria Seplag. “Chegamos aqui para colaborar e contribuir. A cidade estava preparada para lidar com esta dificuldade”, disse. O Governo do Estado, até a última quinta-feira, já havia distribuído 225 kits de lençol, cobertor e colchões, e a primeira leva de donativos chegaram com cestas de alimentos para consumo imediato e água mineral. Na sexta-feira (2/06), Cruz realizou ainda uma visita ao município de Xexéu que, apesar de não ter entrado em Situação de Emergência, inspira alguns cuidados.

Em Gameleira a situação é um pouco mais preocupante. De acordo com Rodolfo Fraga, gestor governamental, o número de desalojados e desabrigados chega a quase 2.500 pessoas. Novos abrigos foram abertos, somando um total de 12 locais de abrigamento espalhados pela cidade. Os donativos começaram a chegar na terça-feira (30/05), sendo que 215 kits com colchão, cobertor e lençol já foram entregues.

No Gabinete de Crise, coordenado pelo secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, uma equipe da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica da Seplag recebe e sistematiza os relatórios que chegam dos escritórios locais, agilizando o atendimento das demandas.



COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário