Vírus se espalha pelo Messenger para roubar suas senhas


Vírus se infiltra na máquina do usuário para roubar credenciais de alguns sites, incluindo o Google




A fabricante de antivírus McAfee emitiu um alerta sobre um novo malware do Facebook Messenger que pode ser instalado sem que o usuário perceba para roubar as senhas dele. Segundo o comunicado, a ameaça virtual está sendo usada por criminosos virtuais para enganar as pessoas desavisadas com seu mais recente esquema de phishing.

"O FacexWorm é uma tendência desagradável que direciona as vítimas a falsas versões de sites, como o YouTube, e solicita que baixem uma extensão do Chrome para reproduzir o conteúdo de um vídeo", disse o principal defensor de segurança do consumidor da McAfee, Gary Davis, em entrevista ao The Sun.

Ao instalar a extensão para supostamente assistir a um vídeo, o usuário, na verdade, está permitindo que o vírus se infiltre na sua máquina para roubar credenciais de alguns sites, incluindo o Google, por exemplo. Outro grande problema atrelado ao malware é que ele pode migrar de um dispositivo para outro.

Segundo o especialista, o vírus se aproveita um servidor de comando e controle para acessar o Facebook de um usuário infectado e multiplicar a quantidade de links falsos do YouTube. "Esses links são enviados para os contatos do usuário para disseminar ainda mais o FacexWorm", explicou.

Para evitar que o FacexWorm se infiltre na sua conta do Facebook, a McAfee oferece três conselhos. O primeiro deles é ter cuidado com os links enviados por mensagens. Mesmo se a URL for compartilhada por um amigo, o usuário deve se certificar que a fonte é confiável. Segundo a McAfee, é melhor permanecer cauteloso.

Em segundo lugar, o usuário pode alterar suas informações de login para garantir sua segurança. "Certifique-se de tornar sua próxima senha forte e complexa, por isso será difícil para os cibercriminosos violarem", diz Gary Davis.

E por último, mas não menos importante, a McAfee recomenda ao usuário adicionar uma camada extra de segurança aos seus navegadores. Estima-se que mais de 1,2 bilhão de pessoas usem o Facebook Messenger atualmente.


Fonte: LeiaJá

COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário