Pernambuco oferece 77,5 mil vagas para alunos novatos na rede estadual de ensino em 2019

Matrícula pode ser feita a partir da terça-feira (13). Cadastro é realizado exclusivamente pela internet até o dia 27 de dezembro.


O período de matrícula de alunos novatos na rede estadual de ensino de Pernambuco para o ano de 2019 começou hoje (13). São oferecidas 77.574 vagas para estudantes novatos, do total de 172 mil disponíveis em todo o estado. O cadastro é realizado exclusivamente na internet até o dia 27 de dezembro.

Ao todo, são 1.060 escolas em todos os municípios de Pernambuco com vagas disponíveis para o ano letivo de 2019, previsto para começar no dia 4 de fevereiro, no estado.

Das vagas oferecidas para os estudantes novatos, há 15.596 na capital pernambucana, 19.019 nos outros municípios do Grande Recife e 42.959 no interior. Há 31.109 vagas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e 46.645 para o ensino médio, que inclui a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como o processo é inteiramente online, quem não tiver acesso à internet pode fazer a matrícula em laboratórios de informática de mais de 300 escolas. Em caso de dúvidas, é possível ligar gratuitamente para o número 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os estudantes que já estão matriculados na rede estadual têm as vagas confirmadas automaticamente. Para alunos oriundos da rede municipal, que também têm a matrícula confirmada automaticamente, foram reservadas 92.217 vagas.

A Secretaria Estadual de Educação lembra que o processo de ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) é diferente, sendo feito mediante inscrição e processo seletivo, mas foi finalizado na sexta-feira (9).

Como se inscrever

No site da matrícula, pais, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem fazer o cadastro. São solicitadas informações como nome, data de nascimento, escola de origem, escola em que pretende estudar (com série e turno), nome do responsável, com endereço e telefone para contato.

Ao fim do processo, é gerado um protocolo, que serve como confirmação da matrícula. Esse número precisa ser anotado ou impresso. Com o protocolo em mãos, o estudante deve ir à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.

Após confirmada a matrícula, não é possível fazer modificações, mas estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro podem realizar o processo durante todo o período da matrícula, no campo “consulte sua inscrição”. A troca é permitida mediante disponibilidade de vagas.

De 2 a 16 de janeiro, ocorre a efetivação da matrícula, que deve ser feita diretamente nas escolas. Além do número da inscrição online, é preciso apresentar os seguintes documentos:

• Cópia da certidão de nascimento
• Comprovante de escolaridade
• Foto 3×4 recente
• Comprovante de residência com CEP
• Documento de Transferência
• Cópia da carteira de vacinação
• Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH


Fonte: G1

COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário