Após notícias sobre riscos em barragens, COMPESA informa cronograma de fiscalização na Mata Sul

Divulgação de lista de estruturas com riscos de rompimento assustou a população. Barragem de Serro Azul está na relação de risco da CNM.


A notícia, divulgada na imprensa, de que a Barragem Governador Eduardo Campos, localizada no distrito de Serro Azul, em Palmares, na Mata Sul pernambucana, estaria numa lista de construções com risco de rompimento, vem causado apreensão em populações ribeirinhas e de municípios cujos rios podem ter o volume amplamente aumentado em caso de catástrofe. Um dos órgãos responsáveis pelos laudos técnicos das barragens manifestou-se por meio de nota.

Desde as fortes chuvas que atingiram boa parte do estado no início da semana, uma série de notícias falsas nas redes sociais tem tirado o sono da população, sobre a iminência de rompimento de diversas barragens pernambucanas. Os boatos ganharam força com a tragédia de Brumadinho (MG) e com a divulgação de uma lista com dezenas de construções de contenção de água no estado com risco de estouro e catástrofe, entre elas a de Serro Azul.

Em nota, a COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento e Água), a partir de informações da Secretaria de Recursos Hídricos, afirmou que existe um grupo de ações de fiscalização por parte do Governo do Estado, no sentido de monitorar o nível de conservação das barragens sob responsabilidade do Poder Executivo Estadual.

- “Quando verificada a necessidade de intervenções para a garantia da segurança e da funcionalidade desses equipamentos, a APAC aciona o empreendedor responsável para a realização das ações cabíveis, a exemplo do ocorrido com a Barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste.”, disse.

Cronograma de fiscalização

Ainda por e-mail, o órgão informou que está em curso um cronograma de vistoria, realizada por técnicos de diferentes pastas da administração pública estadual. O processo ocorre em municípios da Região Metropolitana de Recife e municípios da Mata Sul, que concentram a maior parte das estruturas administradas pelo governo:

- “A Secretaria de Infraestrutura está reforçando a ação com a criação de um grupo de trabalho interssetorial, envolvendo secretarias e órgãos do estado. A medida tem o objetivo de atualizar o cadastro das barragens.”, explicou a nota.

Os trabalhos devem prosseguir até o mês de julho. No início da semana, o CNM (Conselho Municipal de Municípios) divulgou na imprensa uma relação com 63 barragens em todo o estado de Pernambuco que estariam em risco de colapso.

Além da barragem de Serro Azul, encontram-se na listagem as do Prata (Bonito), Piratama (Cabo de Santo Agostinho) e Gatos (Lagoa dos Gatos).

Fonte: Nova Mais



COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário