Golpe no WhatsApp promete caixa de lápis de cor grátis

Criminosos aproveitam o clima de volta às aulas e fingem fazer parte de uma promoção da Faber Castell.


Um novo golpe tem circulado pelo WhatsApp e pelo Facebook Messenger desde o dia 3 de janeiro, no qual criminosos aproveitam o clima de volta às aulas e fingem fazer parte de uma promoção da Faber Castell, oferecendo uma caixa de lápis de cor de forma gratuita. Segundo a empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab, a campanha maliciosa já registrou quase 600 mil acessos.

Na mensagem, os golpistas pedem para que os usuários acessem um link onde se encontra um formulário que pede o cadastro de informações pessoais, como nome, número de telefone, e-mail e endereço. Além disso, o golpe pede que, para receber seu brinde, a vítima envie a URL de cadastro para mais cinco amigos.

Depois de compartilhar a mensagem com cinco contatos, o que acontecerá na sequência depende do sistema operacional que o usuário possui no seu smartphone. Se a vítima usar um iPhone, será oferecido a instalação de aplicativos em que o criminoso ganha por cada instalação.

Caso o usuário possua o sistema Android – usado em 80% dos smartphones brasileiros – pode ser oferecida a instalação de um aplicativo malicioso, ou somente o redirecionamento para uma página cheia de propagandas, que renderá lucros ao criminoso da mesma maneira.

Os responsáveis pelo golpe não foram identificados. A recomendação é para que os usuários tomem cuidado com os links recebidos, principalmente quando vindos de estranhos. No caso de promoções envolvendo marcas conhecidas, uma alternativa é visitar o site oficial da empresa para verificar se a oferta existe.

Em nota, a Faber-Castell informou à Folha de S. Paulo que não realiza nenhuma ação promocional por canais de terceiros –concentrando-as em seus sites ou redes sociais.


COMPARTILHE NO GOOGLE+

About Barreiros Esta é a Cidade

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário